Supply chain

Hoje, as cadeias globais de fornecimento estão a oferecer produtos e serviços mais rápidos e baratos que nunca. No entanto, estes avanços também aumentaram a exposição ao risco de fornecedores e a probabilidade de uma interrupção que afecte toda a cadeia.

Supply chain

Num mercado tão dinâmico e em mudança como o actual, onde os consumidores têm grandes expectativas sobre a qualidade dos produtos e serviços, os problemas com a cadeia de fornecimento e as suas implicações na interrupção de negócio pode supor um custo enorme para a empresa, especialmente para aquelas cujos fornecedores se encontram noutros países ou continentes.

Uma greve de transportes, uma catástrofe natural, um atentado terrorista ou uma falha humana são só alguns dos riscos que a sua empresa pode ter que fazer frente.

Além disso, os seus fornecedores podem ser afectados por problemas internos ou locais, como conflitos laborais, contaminação de recursos naturais, políticas de emprego iligais, corrupção, etc., que quase com toda a certeza que afectarão a sua empresa. Ao mesmo tempo, o facto de que os fornecedores serem cada vez mais globais e têm múltiplos centros de produção, faz com que o leque de riscos potenciais que pairam sobre a cadeia de fornecimento aumente significativamente.

Algumas questões a considerar:

  • Já identificou os processos do seu negócio que precisam de uma protecção especial antes, durante e depois de uma falha na cadeia de fornecimento?
  • Depende totalmente de um ou dois fornecedores?
  • Tem identificado outros fornecedores ou canais alternativos de fornecimento em caso de um problema com a actual cadeia de fornecimento?
  • Os seus fornecedores cumprem as normas legais e com os standards éticos e de responsabilidade social corporativa?
  • Requer que os seus fornecedores tenham um Plano de Continuidade de Negócio?

Contactos
Marsh Lda.
Lisboa, Portugal
+351 213 113 700
Porto, Portugal
+351 226 058 600
marsh.portugal@marsh.com