Gestão de Riscos

No actual ambiente de negócio, a eficiência na gestão de riscos de uma empresa é um factor chave no planeamento a longo prazo da viabilidade das empresas.

Gestão de riscos

O termo Enterprise Risk Management (ERM) desenvolveu-se nos últimos anos com significados diferentes. Na experiência da Marsh, a definição chave de ERM é:

"Uma abordagem estruturada que suporta o alinhamento da estratégia, dos processos, das pessoas, da tecnologia e do conhecimento, com o objectivo de avaliar e gerir as incertezas que uma organização enfrenta, criando valor. Ao fazê-lo, fornece a organização com informação de gestão de qualidade para tomar decisões mais eficientes e com mais confiança."

A essência da ERM é construída em torno do uso pragmático da gestão de riscos como uma ferramenta de gestão eficiente e de ser um importante motor de valor. No clima económico dos dias de hoje, a procura de uma abordagem mais abrangente da gestão de riscos, por forma a garantir que os riscos e as oportunidades são sistematicamente identificadas e as respostas aos riscos são desenvolvidas, nunca foi tão crítica.

Questões que deve considerar:

  • Como é que a sua empresa assegura que os principais riscos, para a sua estratégia de negócio, são identificados e mitigados de forma eficaz a um nível aceitável?
  • Até que ponto é que a sua empresa utiliza estratégias de gestão de riscos e comunica a robustez do negócio aos stakeholders (investidores externos, parceiros de negócio, clientes chave)?
  • Até que ponto é que os seus gestores de riscos traçam perfis de problemas chave, de forma a tomarem decisões de negócio rentáveis, eficazes e de maneira informada?
  • Está confiante que está a tirar o máximo valor do seu investimento em gestão de riscos?

Contactos
Marsh Lda.
Lisboa, Portugal
+351 213 113 700
Porto, Portugal
+351 226 058 600
marsh.portugal@marsh.com